lunes, 10 de mayo de 2010

"Eu Quero Você para o Exército dos EUA"

Este cartaz foi desenhado em 1914 pelo ilustrador inglês Alfred Leete, para incentivar o recrutamento na 1ª guerra mundial. Assim que iniciou o conflito, o primeiro-ministro do Reino Unido Asquith Herbert Kitchener nomeu como Secretário da Guerra, Lord Kitchener, que foi o primeiro membro das forças armadas a desempenhar este cargo.

Kitchener recebeu a ordem de recrutar um grande exército para lutar contra a Alemanha. Com a ajuda de um pôster de guerra que mostrava seu rosto apontando o dedo e destacando as seguintes palavras: "Seu país precisa de você".


3 anos mais tarde, o poster inglês inspirou a criaçao do famoso cartaz americano "I Want You for U.S. Army" ("Eu Quero Você para o Exército dos EUA"), encomendado pelas Forças Armadas americanas, que recrutava soldados para a Primeira Guerra Mundial.

Desenhado pelo artista James Flagg, este cartaz retratava o Tio Sam, que representava a personificação nacional dos Estados Unidos e um dos símbolos nacionais mais famosos do mundo. O nome Tio Sam foi usado primeiramente durante a Guerra anglo-americana de 1812, mas só foi desenhado em 1852.

O Tio Sam é geralmente representado como um senhor de fisionomia séria, com cabelos brancos e barbicha. Há fontes que vêem uma semelhança do rosto de Tio Sam com o do presidente Andrew Jackson, outras com o do presidente Abraham Lincoln. O Tio Sam é representado vestido com as cores e elementos da bandeira norte-americana: uma cartola com listras vermelhas e brancas e estrelas brancas num fundo azul, e calças vermelhas e azuis listradas.

No hay comentarios: